sábado, 22 de janeiro de 2011

Maurits Cornelis Escher

Brasil - Cultura e desportos
Segunda, 25 Outubro 2010 12:30

PCO - O artista gráfico Maurits Cornelis Escher é autor de uma obra extremamente influente, que tem como mérito sua originalidade e sofisticação. Uma seleção de seus melhores trabalhos chegou agora ao Brasil, programados para serem expostos em três capitais.

A capital federal inaugurou na última semana uma exposição do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher, um dos mestres do ilusionismo óptico a partir de desenhos. São ao todo 95 trabalhos presentes na mostra O Mundo Mágico de Escher, que busca revelar o que de melhor este artista produziu ao longo da vida.

A fama de suas obras precede a de seu nome, utilizadas em capas de livros, ilustrações gráficas, vinhetas, citadas em pinturas, referenciadas em filmes, seriados e desenhos animados.

Escher, nascido em 1872, iniciou sua obsessão pelo ilusionismo após uma viagem à Espanha durante a década de 1930, quando conheceu e ficou fascinado pela geometria dos mosaicos que haviam em um palácio árabe erguido em Alhambra. Esse foi o ponto de partida para o seu trabalho que, de composições geométricas puramente abstratas, ao longo de sua carreira, foram se tornando figurativas e cada vez mais sofisticadas, chegando a figuras arquitetônicas paradoxais cuja distorção é impossível de ser reproduzida tridimensionalmente.

Além das obras do artista holandês, entre desenhos, gravuras e pinturas, alguns trabalhos interativos foram elaborados especialmente para a mostra. Entre eles, destaca-se um quebra-cabeça gigante que procura demonstrar a maneira como o artista utilizava diversas imagens geométricas para criar seus trabalhos óticos.

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, depois de Brasília a exposição passará ainda pelo Rio de Janeiro e São Paulo.


Fonte: Diarioliberdade.org







Fonte: Youtube



By Fabiano: Um grande mestre do ilusionismo, um grande talento!!! Tinha que ser holandês mesmo kkk!!! =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário